24.6 C
Lisboa
Segunda-feira, Setembro 21, 2020
Inicio Historias Dornes: a mítica aldeia do fim do mundo

Dornes: a mítica aldeia do fim do mundo

Dornes é uma vila típica, cheia de encantos e atrativos naturais e históricos. Envolta pelo rio Zêzere, é um lugar cheio de misticismo e ideal para férias.

Dornes é uma vila bem típica e verdadeiramente encantada. O rio Zêzere dá-lhe um charme muito próprio, algo romântico que, de resto, torna este num destino ideal para uma escapadinha a dois.

Além disso, as montanhas que rodeiam Dornes fazem deste um ótimo local para percorrer trilhos de xisto e pedra que dão acesso a paisagens magníficas e belíssimas.

Ótimo para famílias e grupos de amigos, Dornes oferece ainda agradáveis passeios a pé e de barco, banhos no rio e atividades aquáticas. Usufrua da sua calma para relaxar e divirta-se com o muito que pode descobrir nesta localidade.

DORNES: JORNADA NA PENÍNSULA ENCANTADA PORTUGUESA

A “vila” de Dornes fica em Ferreira do Zêzere e é também conhecida como Península Encantada ou Terra Mítica dos Templários. Esta pequena povoação situa-se, efetivamente, no topo de uma península, a qual é contornada pela albufeira do rio Zêzere e exibe no cimo a Torre Templária de Dornes. Esta é uma torre defensiva pentagonal, única no nosso país.

Acredita-se que Dornes será uma povoação anterior à fundação da nacionalidade, o que se parece confirmar a partir das escavações arqueológicas realizadas no local.

O que visitar?

Dornes possui um legado histórico invejável e não é por acaso que foi considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.

Terra de lendas e mistérios, as suas histórias incluem a Rainha Santa que foi sua peregrina, os grão-mestres da enigmática Ordem dos Templários e muitas mais memórias, plenas de fantasia e curiosidades.

A nossa sugestão é que comece por percorrer as ruelas empedradas da povoação, ruas estreitas de casas de xisto, disfarçadas pela cal ou tinta branca. Depois, siga até ao Templo de Nossa Senhora do Pranto.

Templo de Nossa Senhora do Pranto

Branca por fora, esta igreja em Dornes surpreende no interior pela sua riqueza e magnífico órgão de tubos. Trata-se de um templo ainda muito frequentado, sobretudo em alguns momentos do ano, como nas peregrinações.

Digno de registo é ainda o púlpito renascentista, datado de 1544, formado por cinco fiadas de rosetas tendo por centro a Cruz de Cristo.

Torre Pentagonal de Dornes

Esta torre sineira e templária exibe um formato particular e a sua cor contrasta com a alvura da igreja. A torre templária de Dornes surpreende pela invulgaridade da forma, as suas cinco faces tornam-na um exemplar raríssimo da arquitectura militar dos tempos da Reconquista.

Edificada por Gualdim Pais para defesa da linha do Tejo, foi construída sobre a base de antiga torre romana, garante da segurança para a exploração do ouro que aquele povo fazia no Zêzere.

Embarcações

No cimo da aldeia de Dornes, junto à estrada, encontra-se um barco de três tábuas que testemunho uma arte em vias de extinção: a arte da construção das embarcações que, outrora, animavam o rio Zêzere.

Praia fluvial

Especialmente nos meses mais quentes, vale também a pena ir até à Praia Fluvial e à Cascata do Penedo Furado, onde pode usufruir de paisagens magníficas, num cenário natural único e, naturalmente, mais fresco.

Onde comer?

Em Dornes, são dois os espaços de eleição para fazer as suas refeições: o restaurante Fonte de Cima e o café O Rio.

Neles, poderá provar os pratos típicos da região, assim como deliciar-se com os produtos locais. O peixe do rio frito, o lagostim ou a carne de porco com amêijoa do rio são algumas das iguarias à disposição.

Já o mel está muito presente nos doces regionais e sobremesas de Dornes.

Fonte de Cima

Nesta vila tranquila, o restaurante da Fonte de Cima conta com bastantes visitantes, em busca do popular peixe do rio, acompanhado de umas saborosas migas.

O Rio

Outra opção é ir até ao Rio e provar o bacalhau, seguido do biscoito Dornito ou do pudim de abóbora com nozes.

Onde dormir?

Hospedaria Nossa Senhora do Pranto

Esta hospedaria possui quartos com WC e vistas sobre o rio Zêzere. Além disso, há um restaurante, onde pode tomar o pequeno-almoço e fazer as refeições diárias.

Vila dos Castanheiros

Esta é uma casa de campo com capacidade para 6 pessoas. O espaço possui piscina exterior, churrasco e um terraço com vistas deslumbrantes para a montanha e para o rio.

Fonte: EKONOMISTA

- Advertisment -

Most Popular

Diversão no Oeste: uma escapadinha em família antes do regresso às aulas

Depois de um ano letivo atípico, o regresso às aulas está para breve. Antes disso, agarre nos miúdos e aproveite uns...

Investimento imobiliário será um dos “prováveis vencedores” da crise

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, destacou hoje o setor do imobiliário residencial como um dos "prováveis vencedores" da crise...

Casas de Férias no Alentejo

Sol escaldante e pequenos oásis para férias. O Alentejo, como o próprio nome indica, fica além do Tejo, na...

REGULAMENTAÇÃO DO ALOJAMENTO LOCAL PARA FÉRIAS

Nesta secção queremos mantê-lo informado(a) sobre a legislação existente em Portugal e facilitar-lhe o acesso à Lei do alojamento local.

Recent Comments