Web Summit 2019: Tudo o que precisa de saber

Se é estreante neste evento, este é o ponto de partida ideal!

Web Summit tem vindo a conquistar o mundo da tecnologia e tornou-se uma das maiores e mais importantes conferências tecnológicas.

A edição de 2019, que irá decorrer entre os dias 4 e 7 de novembro, promete trazer um sem-número de oportunidades de estabelecimento de contactos, com a participação de oradores com conhecimentos valiosos. O público terá a possibilidade de partilhar e explorar as ideias mais inovadoras na indústria mundial da tecnologia e de aprender com os empreendedores mais influentes do mundo.

O evento, fundado em 2009 por Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey, tem crescido de forma constante e, todos os anos, conta com novos participantes. Se é um deles, então este artigo é dirigido a si.

Prossiga a leitura para ficar rapidamente com uma ideia daquilo que o espera na Web Summit 2019.

O que esperar do Web Summit 2019

Se nos pedissem para descrever o que um participante na Web Summit pode esperar, diríamos provavelmente: uma imensidão de pessoas, um ambiente vibrante e empolgante e oportunidades de aprendizagem EM TODO O LADO.

Quando passear pelos quatro pavilhões que compõem a área de exposição da conferência de startups, encontrará um enorme leque de empresas e marcas a apresentarem os seus produtos ao mundo.

Por isso, não fique subjugado a tentar ver tudo ao mesmo tempo. Se tiver a sorte de ter mais de um dia para explorar o evento, evite as correrias e fale com as pessoas nos stands.

A beleza desta conferência de startups é conhecer pessoas com ideias brilhantes e ver essas ideias traduzidas em produtos ou serviços concretos. Não perca a oportunidade de estabelecer alguns contactos interessantes pelo facto de estar com pressa para ver tudo.

Seguindo esta lógica, a área de exposição é o local mais indicado para a criação de contactos, principalmente se tiver a sua própria startup para promover.

A Web Summit em Lisboa será assistida por investidores de topo, à procura de novas oportunidades e de grandes ideias. Portanto, esta poderá muito bem ser a ocasião ideal para captar a atenção destes investidores e levar a sua empresa para outro nível.

Entre os investidores nas edições anteriores estiveram: a SequoiaY CombinatorKleiner PerkinsAndreessen HorowitzAccel500, e muitos mais.

Se apenas puder passar brevemente pela Web Summit, organize o seu tempo e defina prioridades! Será difícil fazer e ver tudo e falar com toda a gente. Estabeleça os seus objetivos principais, crie o seu plano e siga-o à risca (dentro de certos limites, naturalmente).

Neste momento, se não possuir uma startup, estará provavelmente a perguntar-se o que a Web Summit lhe pode oferecer. Ora, além da área de exposição, outro aspeto importante desta conferência tecnológica é o palco principal, que ficará situado num edifício separado, nomeadamente a Altice Arena.

Será aqui que os oradores de primeira linha da Web Summit partilharão as suas perspetivas sobre o futuro das tecnologias. Será também o sítio certo se quiser aprender o máximo possível com estes intervenientes.

Os oradores confirmados na Web Summit 2019 incluem: Brad Smith (presidente da Microsoft), Mike Maples (sócio gerente da Floodgate), Devin Wenig (diretor executivo do eBay), entre muitos outros.

Onde comprar bilhetes

Agora que está decidido em vir, surgem as dúvidas sobre como comprar os ingressos para a Web Summit. Não se preocupe, estamos aqui para ajudar!

Pode comprar os bilhetes no website da conferência. Após introduzir a ligação, encontrará cinco separadores com os diferentes tipos de entrada disponibilizados pela empresa.

Os bilhetes únicos e pacotes para grupos são dirigidos a pessoas ou grupos que pretendem aceder ao piso de exposição, palestras e workshops.

Também existe um separador dedicado às start-ups que desejam trazer o seu negócio à conferência. Através do projeto ALPHA, as primeiras startups poderão ter acesso a três bilhetes, às reuniões de investidores e Horas de Mentores, à Universidade de Startups, a workshops para startups, etc.

Os dois restantes separadores destinam-se a candidaturas para vagas de expositores e à compra de bilhetes para investidores.

Os preços dos bilhetes para a Web Summit variam de acordo com o momento da compra e as vantagens oferecidas. Significa isto que quanto mais cedo comprar o bilhete mais barato será e quanto mais vantagens tiver mais caro será.

Como chegar

Altice Arena e FIL

À semelhança dos anos anteriores, a edição de 2019 da Web Summit será realizada em Portugal, na cidade de Lisboa.

Mais precisamente, na FIL (Feira Internacional de Lisboa) e na Altice Arena. Os dois pavilhões estão situados um em frente ao outro, pelo que a circulação entre eles não causará qualquer problema.

A zona onde terá lugar a conferência, Lisboa–Oriente, é de fácil acesso quer venha diretamente do aeroporto quer saia desde a baixa de Lisboa.

Caso venha diretamente do aeroporto, apanhe o metro em direção a S. Sebastião e saia na estação Oriente. Mais fácil seria impossível!

Vir da baixa de Lisboa poderá ser um pouco mais complicado, dependendo do tipo de transporte que escolher.

A forma mais simples de chegar será apanhar o autocarro 728 no Cais do Sodré. Esta linha levá-lo-á diretamente à estação rodoviária do Oriente e, desde aí, terá de andar cerca de 10 minutos até ao local do evento. Se não for adepto dos autocarros, poderá optar pelo metro ou pelo comboio, mas demorará bastante mais tempo e terá de mudar de linha de comboio/metro.

Porquê Lisboa

Panorama de Lisboa

A Web Summit tem origem irlandesa e, durante os seus primeiros cinco anos de existência, a conferência tecnológica decorreu na Irlanda. Contudo, em 2015, Paddy Cosgrave, fundador da Web Summit, e a sua equipa decidiram mudar a edição de 2016 para Lisboa.

“Escolhemos Lisboa por causa das boas infraestruturas na cidade, do local de classe mundial que acolherá o evento e da crescente comunidade startup”, escreve Paddy Cosgrave num artigo publicado pelo Irish Times.

Quando visitar a cidade, poderá constatar que a decisão foi acertada. Além de um ambiente criativo e inovador em que as startups podem desenvolver a sua atividade, Lisboa é uma cidade bonita com muito para oferecer e uma cultura rica a acompanhar.

Explorar Lisboa em poucas horas

Se ficar alojado em Lisboa para participar na Web Summit e tiver algumas horas livres, deve absolutamente explorar a cultura da cidade e, no mínimo, algumas das suas principais atrações, como o Mosteiro dos Jerónimos e o Miradouro da Senhora do Monte.

Agora que já sabe aquilo que o espera, como obter o seu ingresso e como aproveitar o melhor de Lisboa, só falta aguardar pacientemente pelo dia 4 de novembro.