9 fantásticas cascatas para descobrir nos Açores

As ilhas dos Açores deslumbram pelas suas lagoas, pelos seus vulcões adormecidos, mas não só… Descubra 9 fantásticas cascatas nos Açores.

Os Açores são, sem sombra de dúvidas, uma dádiva da Natureza. É difícil encontrar outro local na Terra onde a harmonia entre as paisagens e as pessoas seja tão deslumbrante. São 9 ilhas formadas por fenómenos vulcânicos e, por isso mesmo, são frequentes as lagoas, as caldeiras, as águas quentes e, também, as cascatas. Existem muitas cascatas nos Açores, algumas bem conhecidas e outras quase secretas.

Poço da Ribeira do Ferreiro

Pelo seu tamanho, a Ilha de São Miguel é a que possui mais cascatas. Mas, as mais deslumbrantes e imponentes estão na Ilha das Flores (que é mesmo apelidada de “a ilha das Cascatas). Nas outras ilhas do arquipélago também existem algumas cascatas, embora menos conhecidas, vistosas ou grandiosas como as que existem em São Miguel e nas Flores. Descubra 9 fantásticas cascatas dos Açores.

Cascatas na Ilha das Flores

1. Poço do Bacalhau

Uma das atrações mais procuradas pelos turistas que visitam a Ilha das Flores é a Cascata do Poço do Bacalhau, uma estupenda queda d’água com 90 metros de altura, localizada na freguesia de Fajã Grande. A água límpida e refrescante acumula-se numa piscina natural, muito procurada pelos visitantes da região.

Poço do Bacalhau

O acesso à Cascata do Poço do Bacalhau é feito por um trilho bem conservado que permite que se alcance a piscina com facilidade, e já no caminho, é possível contemplar a beleza – sem igual – da cascata que surge do paredão de pedra.O local é perfeito para um banho refrescante depois da caminhada pelo Trilho dos Lagos, outra grande atração da Ilha.

2. Poço da Ribeira do Ferreiro

O Poço da Ribeira do Ferreiro, também conhecido como Poço da Alagoinha ou Lagoa das Patas, está situado na freguesia da Fajã Grande, Ilha das Flores, arquipélago dos Açores.Considerado por muitos um local paradisíaco e de passagem obrigatória na ilha, este incrível poço tem como destaque a falésia de onde saem as águas das diversas cascatas ali presentes, além de uma vegetação intensa para completar esta maravilha açoriana. Importante registar que o Poço da Alagoinha integra a Zona da Reserva Florestal do Morro Alto, uma área destinada a proteção ambiental e preservação permanente.

Poço da Ribeira do Ferreiro

O que mais chama atenção é a formação do Poço da Ribeira do Ferreiro, a partir do encontro de todas as cascatas, a tornar o visual inesquecível, ideal para relaxar, meditar e contemplar o silêncio predominante na região. É um local que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem, e óptimo para registar magníficas fotos.

Cascatas na Ilha de São Miguel

3. Cascata do Salto do Prego

Trata-se de uma cascata localizada no final de um trilho com o mesmo nome. O final do trilho é recompensador. Irá encontrará uma cascata belíssima, com uma grande queda de água, porém com uma água muito fria. Não deixe de lavar o fato de banho para aproveitar o banho merecido após a grande caminhada.

Cascata do Salto do Prego

O visitante poderá nadar e relaxar ao redor da cascata. E claro, sem deixar de guardar o momento com muitas fotografias. A Cascata do Salto do Prego não é muito grande e está cercada por rochas. A altura ideal para visitar a cascata é no verão, quando é mais agradável mergulhar nas águas rasas e frias do Salto do Prego.

4. Cascata do Salto do Cabrito

A ilha de São Miguel é belíssima. O seu interior é cheio de cascatas, ribeiras, caldeiras e, consequentemente, há diversas atividades feitas ao ar livre que possibilitam explorar ainda mais todas estas atrações naturais. A Cascata do Salto do Cabrito é uma destas belezas escondidas da Ilha de São Miguel. Está localizada no concelho de Ribeira Grande e é uma cascata belíssima. O acesso à mesma pode ser feito a pé ou de carro.

Cascata do Salto do Cabrito

A queda de água tem cerca de 40 metros de altura e as suas águas são cristalinas e propícias para um delicioso mergulho. A chegada à cascata depois de um longo caminho percorrido é recompensadora. Quem quiser ter uma vista de cima poderá subir numa escadaria ao lado da cascata. Assim, chegará num espectacular miradouro e poderá apreciar toda a beleza existente nas proximidades.

5. Cascata do Salto da Farinha

Mais à frente do Parque da Ribeira dos Caldeirões, antes de entrar na zona urbana da da Salga, surge outra cascata, com cerca de 40 metros e com maior fluxo de água durante os meses de Inverno. O nome Salto da Farinha vem da moagem de cereais que ali se fazia antigamente.

Cascata do Salto da Farinha

Aproveitando a vista que o local tem sobre o mar, foi aqui construído um miradouro, apetrechado com parque de merendas e sanitários. Uns metros mais abaixo, encontra-se o Miradouro da Pedra dos Estorninhos, com ampla vista sobre o mar e uma zona para piquenique.

6. Cascata da Ribeira dos Caldeirões

Cascata da Ribeira dos Caldeirões

Na ilha de São Miguel, um tesouro paisagístico no coração do Parque Natural da Ribeira dos caldeirões. Uma queda de água que rasga o verde característico da região e cai sobre uma ponte de granito, atravessando-a até chegar à pequena lagoa de água, convidativa e refrescante. A atmosfera bucólica dos Açores no seu melhor.

7. Cascata da Ribeira Quente

A meio do túnel de acesso à vila da Ribeira Quente irá deparar-se com esta beleza natural ao seu lado. Aconselhamos que não estacione no local. Um pouco mais à frente poderá deixar a sua viatura em segurança e caminhar até esta queda de água.

Cascata da Ribeira Quente

Esta curiosa cascata de origem termal, facto que confere às suas águas características especificas a nível da sua composição química, tem origem em nascentes no interior da ilha.

Encontre os voos mais baratos para os Açores

8. Cascata da Caldeira Velha

Localizada na Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores, a Caldeira Velha faz parte de um Monumento Natural e Regional, possuindo grande diversidade biológica e diversas piscinas naturais na encosta da floresta da Serra da Água de Pau, na estrada regional da Lagoa do Fogo.

Cascata da Caldeira Velha

O local é formado por poças de águas termais numa temperatura média de 34º graus e belas paisagens, compostas por enormes samambaias, oferecendo-lhe uma experiência única de paz, silêncio e tranquilidade.

Cascatas da Ilha de Santa Maria

9. Cascata do Aveiro

A Cascata do Aveiro, situada no Lugar da Maia, freguesia de Santo Espírito, concelho de Vila do Porto na Ilha de Santa Maria é considerada uma das atrações mais interessantes da ilha, muito desejada e procurada também pelos amantes de fotografia, devido à bela cascata de aproximadamente 100 metros de altura.

Cascata do Aveiro

Os patos que vivem na lagoa formada na base do local, deixando a região mais agradável, são igualmente um dos pontos de atração de quem visita este local. Além disso, o espaço conta com uma área para merendas, uma ótima opção para fazer um lanche e desfrutar de toda a natureza à sua volta. Momentos de paz e tranquilidade, onde se prevalece apenas o barulho das águas!

FONTE: Vortexmag

Clique aqui para ver mais hotéis e alojamentos perto de locais de interesse populares em Vila Franca do Campo

Campos de golfe

Locais de interesse

Monumentos ou locais de interesse

Áreas populares

As cidades mais populares