Younited Credit: o que oferece esta nova instituição no mercado?

Para quem nunca ouviu falar desta entidade, trata-se da 1ª plataforma de empréstimos autorizada pelo Banco de Portugal que trabalha exclusivamente online, fundada em 2008 por Charles Egly que tem como principal intuito transformar o sistema bancário, tornando-o mais justo e transparentes para quem necessita de qualquer tipo de financiamento adicional.

Autorizada pelo Banco de Portugal (confirme aqui)

A sua missão passa essencialmente por tornar o crédito ao consumo mais rápido, mais simples e acima de tudo mais económico para o consumidor.

Esta instituição baseia a sua atividade numa tecnologia inovadora que permite solicitar um empréstimo diretamente a investidores (que podem ser particulares, empresas, fundos de pensões, companhias de seguros, entre outros) através de um modelo de estilo “marketplace”. Todo o processo é realizado online e encontra-se concluído em poucos dias.

No fundo, o procedimento de um pedido de crédito pessoal nesta instituição realiza-se diretamente entre o consumidor e os investidores. Estes últimos aplicam as suas poupanças nesta instituição e as mesmas traduzem-se em empréstimos para os clientes.

No entanto, o anonimato do consumidor fica sempre garantido, uma vez que os investidores não terão acesso a quaisquer dados dos clientes da instituição de crédito Younited Credit.

Finalidades, montante, prazo e taxa de juro

São inúmeras as finalidades para as quais se pode requisitar um crédito ao consumo na Younited Credit, nomeadamente:

  • Financiamento automóvel para usados;
  • Crédito para aquisição de moto;
  • Empréstimo para eletrodomésticos, mobília e equipamentos informáticos;
  • Realização de remodelações ou obras;
  • Mudanças;
  • Crédito para casamento ou outras celebrações;
  • Financiamento para estudos e formação;
  • Realização de viagens e/ou atividades de lazer;
  • Pagamento de despesas médicas;
  • Necessidades de liquidez/tesouraria;
  • Consolidação de créditos.

Já no que concerne ao montante solicitado, o mesmo pode ir de mil a 40 mil euros, sendo que o prazo aplicado poderá variar entre 24 a 72 meses.

Por sua vez, quanto à taxa de juro aplicada, a mesma é fixa e competitiva, o que significa que a mensalidade de reembolso será sempre igual ao longo da duração do empréstimo. A TAEG aplicada por esta instituição não é elevada: por exemplo, se lhe for concedida uma taxa de 6%, tal significa que os investidores obtêm uma remuneração de aproximadamente 4,5% (os 1,5% restantes constituem-se como provisão para crédito malparado).

A título exemplificativo, se solicitar um financiamento de 5 mil euros a 72 meses, terá 4.750 euros à sua disposição aos quais acrescem 685,60€ de juros (que são pagos aos investidores) e 250€ de comissão (aos quais se adiciona ainda o Imposto do Selo) para a Younited Credit. Tudo somado, a quantia devida será de 5.685 euros.

Como solicitar um empréstimo na Younited Credit?

Ao preencher todos os dados no formulário online desta instituição, o sistema dar-lhe-á uma resposta imediata, pré-aprovando (ou não) o seu pedido de crédito online. Após a pré-aprovação, receberá um email a requerer a sua assinatura online, a qual concretizará com um código enviado para o seu telemóvel.

Depois de assinar o contrato, o cliente é então encaminhado para uma página na qual poderá carregar os três documentos solicitados. Assim que recebe toda a documentação, a Younited Credit inicia o processo e dá uma resposta definitiva ao pedido de crédito em apenas 48 horas por via telefónica.

Após o envio da sua documentação para a Younited Credit, basta que aguarde alguns dias para que o pedido seja aprovado (consoante o seu nível de risco) e o dinheiro lhe seja creditado na conta.

Se o seu pedido for efetivamente aceite, começará a reembolsar o crédito no segundo mês após a concessão da quantia pretendida por parte da Younited Credit.

Cabe salientar ainda que, para solicitar um empréstimo nesta instituição, é necessário satisfazer, pelo menos, os seguintes requisitos: ser residente em Portugal, ter entre 18 e 70 anos de idade e possuir rendimentos estáveis.

Existem seguros associados?

Para que esteja sempre prevenido contra imprevistos, ao contratar um crédito pessoal nesta entidade poderá subscrever, de forma facultativa, um de três seguros:
• Opção básica: destinado a clientes entre os 18 e os 65 anos de idade, esta solução protege em caso de morte ou incapacidade temporária absoluta ou até mesmo invalidez absoluta definitiva;
• Opção básica com componente de desemprego: abrange as coberturas da opção básica e assegura ainda o pagamento das mensalidades do crédito caso o devedor fique desempregado;
• Solução sénior: criada para consumidores a partir dos 66 anos de idade, protege somente em caso de morte.

Note que apenas pode contratar estes produtos no momento da solicitação do crédito, não sendo possível fazê-lo após a aprovação do pedido.

Porque é que este é um empréstimo tão simples?

A Younited Credit agrupa os empréstimos solicitados numa espécie de “fundo de investimento” próprio. De acordo com a disponibilidade dos fundos, o cliente escolhe que “títulos” quer comprar e a Younited Credit supervisiona este investimento, gerindo os pagamentos do crédito.

Um dos maiores objetivos desta instituição financeira passa, portanto, por simplificar ao máximo o mercado de crédito pessoal e por assumir um compromisso de transparência para com o consumidor ao mantê-lo sempre a par do estado do seu pedido), enviando-lhe SMS e emails a informá-lo acerca do andamento do processo.