Qual é o melhor banco no crédito habitação?

crédito habitação continua a ser o produto estrela, o mais apetecível para os bancos que continuam a fazer muita publicidade sobre os produtos e spreads, mas muitos clientes perguntam: qual o melhor banco no crédito habitação?

Pois! Embora seja uma boa pergunta, até haverá um banco que consegue ser o melhor para uma fatia expressiva de clientes, mas nunca haverá um banco que seja o melhor para todos os clientes.

Há sim o melhor banco para cada cliente em especifico em cada momento, porque o mercado muda, as politicas e condições comerciais dos bancos mudam e logo tudo pode mudar em relação à situação concreta do cliente perante o banco.

Hoje os bancos continuam a anunciar spreads super baixos, o que não comunicam é em que situações o cliente pode lá chegar!

  • Que produtos o cliente tem que contratar e o custo desses produtos?
  • Qual a diferença entre o valor financiado e o valor de aquisição ou avaliação?
  • Qual o nível de rendimentos dos clientes?
  • Qual a taxa de esforço que os clientes têm de ter para lá chegar?
  • Qual a relação de trabalho que têm que ter?
  • Que poupanças têm que ter?
  • Etc…

O que queremos dizer é que cada caso é um caso e não podemos catalogar todos os clientes e bancos da mesma forma, há muitas variáveis que têm de ser levadas em linha de conta na hora de se contratar um crédito habitação.

Não consegue vender o seu imóvel?

A taxa de juro onde o spread impera e o prazo serão os mais importantes na hora de apurar o valor da prestação, no entanto, nomeadamente a taxa de juro nominal (TAN) é muitas vezes influenciada pela contratação de outros produtos, como:

  • Cartão de crédito;
  • Seguros de vida;
  • Seguro multirriscos;
  • Domiciliação de vencimentos;
  • Pagamentos por débito directo;
  • Contratação de PPRs;
  • Entre outros que em alguns casos nem têm nada a ver com crédito ou bancos…

Por exemplo o seguro de vida é um dos produtos mais importantes pelo peso monetário que pode ter no encargo global do crédito habitação, e que é um produto muito apetecível para os bancos pelas comissões que recebem das companhias de seguro que muitas vezes pertencem ao mesmo grupo económico do banco.

Os seguros de vida por vezes chegam a ser mais caros para o cliente 50, 60 e mais de 70% quando feitos no banco, que lhes atribuem bonificações no spread elevadas, logo, aqui claramente que o banco dá por um lado e tira pelo outro.

Por isso é que muitos clientes acabam por mais tarde transferir o créditopara outro banco e em muitos casos ainda assim compensa transferir só o seguro de vida, tal não é a diferença de custos.

Mas o ideal é fazer a melhor escolha logo no momento da contratação e para isso tem de se ter a certeza das condições que cada banco lhe pode oferecer. Nunca aceite compromissos com base em simulações, isso também se consegue na net e não passam disso, de simulações, decida sempre com base em aprovações, ou pré-aprovações, com dados concretos.

Muitos bancos continuam a querer é envolver o cliente com promessas que depois não podem cumprir e que depois de haver envolvimento e custos o cliente já não volta atrás e acaba por contratar, mesmo sabendo que não é a melhor opção, porque para além dos custos também o que quer é ter o crédito para a casa o mais rápido possível.

A compra da casa é feita com base na emoção, e o crédito em muitos casos também, o cliente acaba por achar que os bancos são todos iguais e que os valores não diferem muito! Puro engano uma escolha cuidada do crédito habitação pode levar o cliente a poupar muitos milhares de euros!

É que nem com as novas regras do banco de Portugal a exigir que os bancos reflitam todos os custos na taxa anual efetiva global (TAEG) e que disponibilizem fichas de informação de crédito normalizadas europeia (FINE) se consegue comparar facilmente os custos com o crédito habitação porque nestes casos só são comparados produtos contratados no banco e na esmagadora maioria das vezes, por exemplo, o seguro de vida compensa muito contratar fora do banco.

Fonte: Concelhos Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *