Angola negocia instalação de fábricas da Volkswagen e da Ford

Abertura de linhas de montagem de automóveis em Angola está a ser negociada com responsáveis da alemã Volkswagen e americana Ford, disse o presidente da Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial Luanda-Bengo.

António Henriques da Silva disse quinta-feira à agência noticiosa Angop que além de montar localmente alguns dos produtos daquelas marcas, com a consequente geração de empregos, pretende-se igualmente aumentar o raio de exportação dessas empresas no mundo.

Caso um acordo venha a ser conseguido, a montagem local de alguns dos veículos daquelas duas empresas internacionais deverá proporcionar o aparecimento de empresas de produção de peças sobressalentes no país, além de constituir um “chamariz” para que outras empresas de referência mundial possam instalar-se em Angola.

O presidente da ZEE Luanda-Bengo disse ainda que dentro de dias desloca-se à África do Sul, onde manterá conversações com responsáveis da Volkswagen.

António Henriques da Silva adiantou que o processo negocial decorre já há um bom tempo, daí a necessidade de uma dinâmica para que a iniciativa seja concretizada, tendo em conta o papel que estas unidades industriais podem desempenhar na economia do país.

Criada em 2009, a ZEE Luanda-Bengo, com oito mil hectares e uma área infra-estruturada de 421 hectares, é um espaço fisicamente demarcado dotado de benefícios fiscais e vantagens competitivas. 

Fonte: MACAUHUB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *