DESAFIO DAS 52 SEMANAS!

DESAFIO DAS 52 SEMANAS: COMO POUPAR MAIS DE 1300€ EM 2019

No início de cada ano é comum, fazerem-se planos, para um qualquer objectivo que se pretenda alcançar ao longo desse ano. Quer seja fazer uma VIAGEM, pagar umas férias, abater no crédito da casa, comprar qualquer coisa mais especial com que se ande a sonhar, o que se quiser.

Para muitos há velhos hábitos que se mantêm – e comer 12 passas pedindo 12 desejos à meia-noite é apenas o início de todo um processo em busca da sorte. Para outros que têm um conceito diferente do que é a sorte, deixo aqui uma dica que retirei do blog:

As Dicas da Ba

Como funciona o Desafio das 52 Semanas?

Há 52 semanas num ano e por cada semana poupamos o correspondente a essa semana em euros. Assim sendo, na 1ª semana poupamos 1 euro, na 2ª semana poupamos 2 euros, e assim consecutivamente até à 52ª semana em que, nessa semana, poupamos 52 euros. Tudo somado e, no final do ano, terão colocado de lado 1.378 euros. Se forem 2 a fazer o desafio a poupança duplica, ou seja, 2.756 euros.

Outra das metodologias que podem utilizar no “Desafio das 52 Semanas”, e que eu até prefiro, é a versão decrescente. Ou seja, na primeira semana começo a poupar 52 euros, na segunda poupo 51 euros e assim consecutivamente. Na última semana (a 52ª) apenas tenho de colocar de parte 1 euro. Para mim eu acho que funciona melhor assim, porque no início estou mais motivada e assim o esforço vai diminuindo e custa menos do que ser em crescente. É uma questão de gosto.

Há ainda uma outra versão: a bingo. No fundo, poupamos o valor correspondente à semana que nos é mais conveniente. Vamos imaginar que na primeira semana conseguimos poupar 52 euros, então sublinha-se o valor correspondente. Depois na segunda semana só consegue 2 euros, então sublinha essa linha, na terceira poupa 10 euros, e assim sucessivamente. Não se pode é repetir o valor. Tornar-se mais flexível.

Quem não conseguir fazer com a versão de 1 euro, pode fazer a de 0,50 euros. Assim chega ao final do ano com 689 euros. Basta imprimir o calendário, colar num mealheiro ou num frasco transparente (ou pote, como lhe chamo). Eu utilizo aqueles para a mssa ou arroz, porque assim vejo o “dinheiro a crescer”, mantendo-me motivada. Depois é só começar a poupar e sublinhar o valor/semana correspondente à poupança. Simples, não é?

Quem aceita o desafio? Vamos começar a poupar em 2019? Envolvam a família, desafiem os amigos e partilhem a vossa experiência.

Pode imprimir os calendários que aqui deixei, ou ajustar ao valor que pretendem. Podem fazer download do calendário ajustável de 2019.

Fica a dica e o desafio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *