Todos os anos, a 25 de Janeiro, Angola celebra o Dia da Cidade de Luanda. Ao longo deste dia festivo, o país comemora a criação da capital em 1576.
Originalmente apelidada de Loanda, que significa “terra plana”, era então parte do reino do Congo. Aquando da chegada dos portugueses, Luanda tornou – se a primeira cidade da Costa oeste africana a sul do Sahara a ser fundada por europeus.
Atualmente, Luanda é uma cidade vibrante detentora de uma bela arquitetura, museus e praias relaxantes.
1. Absorva a cultura da cidade

Entre na espetacular herança cultural e visite alguns dos importantes pontos do património de Luanda.
A Fortaleza de São Miguel é uma das maiores atracões de Luanda e, definitivamente vale a pena visitar. Construída em 1576 por Paulo Dias de Novais, a fortaleza foi um importante ponto do comércio de escravos para o Brasil. Hoje este espaço alberga o Museu das Forças Armadas.

Os amantes da arquitectura vão adorar visitar o Palácio de Ferro, desenhado pelo francês Gustave Eiffel (conhecido pela Torre Eiffel ) cerca 1890 para a Exposição Mundial que teve lugar em Paris. Posteriormente foi desmantelado e reconstruido na cidade de Luanda em 1902.
2. Delicie – se com a maravilhosa culinária de Luanda.

Não existe melhor forma de conhecer um destino que a sua cozinha .
Luanda tem uma culinária riquíssima , proveniente das influências europeia e africana. Devido à sua localização junto ao mar, o peixe e o marisco são extremamente populares, não deixe de experimentar o camarão e a tilàpia de Luanda .
Embora dispendioso, tantos os locais como os visitantes elegem Lookal Mar como o melhor restaurante em Luanda para se o mercado peixe e marisco. Não deixe e de provar o Polvo à Lagareiro.
3. Relaxe na praia

Luanda é famosa pelas suas praias de areia branca.
As praias de Mussulo, repletas de palmeiras na península a sul de Luanda são ideais para relaxar pois as suas águas são quentes e calmas.
Pode passar o dia em qualquer dos resorts da ilha que lhe oferecem acesso a praias quase que totalmente privadas.
A ilha de Luanda é uma praia de 7 km localizada a 2 minutos do centro da cidade. Ao longo da sua costa encontra bares, restaurantes e discotecas .
4. Tenha uma experiência na vida selvagem

À distância de um dia de caminho, o Parque Nacional de Quiçama, situa – se 75 km a sul de Luanda.
Quiçama tornou – se Parque Nacional em 1957, oferece aos seus visitantes a oportunidade de ver elefantes, elande, girafas e zebras.
Além da vida selvagem, Quiçama é detentora de um cenário lindíssimo com imensas árvores baobà, enormes cactos e outras plantas exóticas .