TAMARIZ: UM RESTAURANTE PARA TODOS

Aberto há mais de duas décadas, o Restaurante Tamariz, na Ilha do Cabo, é um dos restaurantes mais antigos e famosos de Luanda.

Contudo, se o leitor pensava que o restaurante estivesse fechado, compreenderíamos perfeitamente. É que ao longo dos últimos anos o restaurante passou por várias gerências – fechava, reabria, voltava a fechar e depois reabria novamente – mas agora, tudo indica que esta nova gestão veio mesmo para ficar.

O Tamariz sempre foi conhecido como um espaço descontraído para fazer praia, comer pizzas ou petiscos, e usufruir de um bom ambiente à beira mar. Durante uma época, numa das suas várias reincarnações, quis ser um restaurante de luxo. Hoje, voltou às suas raízes. A nova gestão da casa reabriu o espaço com um especial foco na inclusão; no menu, lê-se o slogan “Tamariz – restaurante para todos”.

O Espaço

Este lugar é enorme. O Tamariz tem vários ambientes: a praia, com espreguiçadeiras, serviço de bar e petiscos; o jango, onde está albergada a área de restauração ao ar livre; uma ampla pista de dança, entre o bar e o jango, que pode ser usada para outro tipo de eventos; um parque infantil para os pequeninos; e uma sala de eventos interior. Há ainda planos para uma área de lounge entre o restaurante e a sala de eventos interior.

Quando aqui vamos, gastamos mais tempo na zona da praia, que fica cheia aos fins de semana e feriados como qualquer outra praia da Ilha, e no jango, onde é possível termos refeições num ambiente arejado e confortável. De realçar que existe bastante espaço entre as mesas.

Voos Baratos – Pesquisa e Compara

A Gastronomia

Fazendo jus às suas raízes, o Tamariz tem uma cozinha com influências portuguesas, brasileiras, italianas e angolanas. Entre as entradas, por exemplo, encontrará opções como Bruschettas de tomate e basílico fresco (1.800 AKZ), Cocktail de lagosta com abacate (4.700 AKZ) ou ainda o Mini Suppli (1.500 AKZ), que são bolinhos de arroz frito com bacalhau, aipo, queijo, coentros e molho de tomate.

As conhecidas pizzas do Tamariz (no menu contamos pelo menos 24) começam nos 2.300 AKZ para uma pequena e vão até aos 3.100 – 5.200 AKZ para uma grande; existe uma grande variedade de sabores e combinações. E como qualquer restaurante com influência italiana, há também uma variedade de massas e risottos, que variam entre os 3.200 aos 5.250 AKZ.

O forte do restaurante está na oferta do peixe nacional. O peixe do dia custa 2.250 AKZ (há também um prato de carne do dia, ao mesmo preço); a posta de garoupa grelhada no carvão (350gr) fica pelos 4.100 AKZ, e todos os dias o peixe em promoção é diferente. Há também lagosta, gambas, camarão, e mais. Mas as carnes não ficam atrás: o restaurante serve carnes de diferentes tipos grelhadas no carvão, incluindo Peito de perú (2.700 AKZ, 210gr), Bife de vazia (2.900 AKZ, 240gr), Bife de lombo (3.800 AKZ, 240gr), o Churrasquinho de carnes (picanha, febrinha de porco, frango, linguiça e bacon por 4.500 AKZ) e ainda o Naco de lombo na pedra (4.900 AKZ, 380gr). Todos os peixes e carnes têm diferentes opções de guarnições e molhos, que são incluídos no preço. 

Uma típica refeição no Tamariz

Por ser um restaurante a beira-mar e trabalhar maioritariamente com produtos frescos, convém sempre perguntar ao garçon quais são os especiais do dia. Isto é especialmente pertinente quando se trata de peixe, o que mais comemos quando cá vamos.

Mas comecemos pelo princípio. Para nós, uma típica refeição no Tamariz começa com choco frito a beira-mar.

Há dias que gostamos de dar um mergulho antes do almoço. Depois, dependendo da nossa disposição, optamos pelo linguado grelhado na brasa, regado com sumo de limão, alho e ervas picadas e acompanhado por legumes salteados e batata rena.

Outra opção saborosa para os apreciadores de peixe é a garoupa grelhada no carvão. É uma posta suculenta de cerca de 350 gr, que gostamos de acompanhar, à semelhança do linguado, com legumes salteados, batata, uma boa dose de azeite e uns pingos generosos de vinagre.

Mas nem sempre o resto da mesa é adepta do peixe – há sempre aqueles que não perdem a oportunidade de saborear um bom bife. Neste quesito o Tamariz também está bem servido, como se pode ver pelo bife com molho de cerveja: é uma das especialidades da casa.

Se estivermos em mood de praia e snacks, optamos sempre pela pizza, um dos clássicos da casa. A lista é extensa e o sabor não desaponta. O preço também ajuda.

Para beber, recomendamos vivamente os sumos naturais.

Tamariz Eventos

O Tamariz afirma-se cada vez mais como uma casa de eventos, desde cocktails corporativos a casamentos à beira-mar. Praticam preços mais competitivos que vários outros lugares na Ilha.

Ao sair…

Informe-se sobre a agenda cultural e festival do espaço. Há sempre alguma festa ou evento a acontecer em breve…

Tamariz

Endereço: Avenida Murtala Mohammad, Ilha do Cabo
Tel: +244 948 291 186
Facebook

Fonte: Luanda Nightlife

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *