20 C
Lisboa
Terça-feira, Setembro 29, 2020
Inicio Imobiliário Pedir reavaliação da casa pode permitir poupar 20% no IMI

Pedir reavaliação da casa pode permitir poupar 20% no IMI

Cerca de 4 milhões de imóveis podem estar a pagar IMI a mais, segundo os cálculos da Deco. Poupanças podem rondar os 20%, segundo os casos já simulados pela associação de consumidores.

Muitos proprietários de casas podem estar a pagar Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a mais. E há um gesto simples que pode fazer baixar a fatura anual das famílias com este imposto. Para tal basta aos proprietários pedirem ao Fisco a avaliação do imóvel, um ato que não acarreta qualquer encargo financeiro. O pedido tem é de ser feito até ao final do ano para saber se irá poupar já no próximo ano. Poupanças podem rondar os 20%, segundo os casos simulados pela Deco.

De acordo com cálculos da Deco, cerca de quatro milhões de imóveis podem estar a pagar imposto a mais porque as Finanças não atualizam automaticamente os coeficientes que determinam o valor do IMI. Em comunicado, a associação de consumidores diz ainda que “o Ministério das Finanças continua a ignorar a situação e a resistir em corrigir uma falha que é incompreensível, considerando que os dados relativos aos imóveis estão informatizados”.

Em resultado disso, poderão existir situações de contribuintes a pagar IMI correspondente a uma casa por estrear quando esta não é nova e como se o valor da construção ainda fosse o mesmo de quando a compraram, dá conta a Deco.

Os proprietários das casas podem ficar a saber se é este o seu caso e pedir para corrigir a situação. Para tal, basta que peçam ao fisco uma avaliação do seu imóvel, sendo que esta não implica qualquer custo.

Mas antes disso podem recorrer o simulador da Deco (www.paguemenosimi.pt) para avaliar se está a pagar mais imposto do que deveria e indica se está na altura de pedir às Finanças para avaliarem novamente a casa.

“Sempre que isto se confirme, é explicado ao contribuinte o que deve fazer para pedir a atualização dos dados do imóvel e, assim, corrigir o valor do imposto a pagar no ano seguinte”, explica a associação de consumidores. Pelas simulações já realizadas pelos consumidores, este simulador revelou que se a atualização fosse automática, cada contribuinte pouparia, em média, perto de 19%, adianta ainda a Deco.

Fonte:ECO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Diversão no Oeste: uma escapadinha em família antes do regresso às aulas

Depois de um ano letivo atípico, o regresso às aulas está para breve. Antes disso, agarre nos miúdos e aproveite uns...

Investimento imobiliário será um dos “prováveis vencedores” da crise

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, destacou hoje o setor do imobiliário residencial como um dos "prováveis vencedores" da crise...

Casas de Férias no Alentejo

Sol escaldante e pequenos oásis para férias. O Alentejo, como o próprio nome indica, fica além do Tejo, na...

REGULAMENTAÇÃO DO ALOJAMENTO LOCAL PARA FÉRIAS

Nesta secção queremos mantê-lo informado(a) sobre a legislação existente em Portugal e facilitar-lhe o acesso à Lei do alojamento local.

Recent Comments